Residência Médica Serviço De Seleção Do Pessoal Da Marinha

· 2 min read
Residência Médica Serviço De Seleção Do Pessoal Da Marinha

A supervisão constante do médico residente deverá ser realizada por docente ou por  profissional qualificado .  página com mais detalhes  será motivo de desligamento do médico residente do programa. § 2º Nas atividades teórico-complementares devem constar, obrigatoriamente, temas relacionados com Bioética, Ética Médica , Metodologia Científica, Epidemiologia e Bioestatística.

  • A nefrologia pediátrica é a subespecialidade da Pediatria responsável por prevenir, diagnosticar e tratar de condições que assolam os rins de pacientes entre o 0 e os 18 anos de idade, ou seja, bebês, crianças e adolescentes.
  • O interessante é que, a partir delas, o médico pode fazer uma segunda residência, desta vez, enquadrada no tipo com pré-requisito.
  • O mesmo vale para Mastologia, que tem como pré-requisito Ginecologia e Obstetrícia e/ou Cirurgia Geral.


Alergia e Imunologia visa o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas. O especialista deve estar treinado para tratar doenças alérgicas e também possuir profundo conhecimento do funcionamento do sistema imune. O curso tem a participação do professor Dr. Marconi Meira CRM 6801, especialista em cirurgia geral e do aparelho digestivo, com mais de 40 anos de experiência na área médica. A ginecologia é a área que cuida dos sistemas reprodutivos femininos, incluindo o ciclo menstrual, prevenção de vários tipos de câncer e doenças ginecológicas. Segunda área mais concorrida das residências, a cirurgia geral é aquela que prepara o profissional para resoluções rápidas, procedimentos cirúrgicos e atuação intensiva.

Centro De Ciências Da Saúde



Vale lembrar que a comprovação de um pré-requisito será sempre o certificado de conclusão de um programa de Residência Médica credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM. A modalidade Residência Médica exige uma dedicação maior (daí o nome residência), e o médico recebe uma bolsa do Ministério da Saúde. Ao final da Residência, ele já sai com o título de especialista e o número de Registro de  Qualificação de Especialidade na área que cursou. E vale esclarecer que esse percurso pode ser ainda mais longo caso o médico tenha se formado no exterior, pois terá que buscar o reconhecimento do diploma. O reconhecimento de diploma pode ser feito pelo Revalida (que é do MEC - Ministério da Educação), ou por prova aplicada por universidades públicas , que possuem autonomia para realizar o processo de revalidação de diploma.

Medicina Do Tráfego


Mais especificamente, o profissional precisa determinar quais os melhores exames para fazer, os protocolos; acalmar o paciente, entre outras tarefas. Existe uma grande demanda de exames e plantões, por isso é essencial ter grande grau de concentração. O início da carreira costuma ser em emergências atendendo problemas em ossos, articulações, ligamentos, tendões, músculos e  nervos. Você tem que ser confiante e com habilidades manuais, pois é comum cirurgias.

Contribuição previdenciária corresponde a 11% da bolsa de residência médica. Uma vez que tenha se decidido, confira se há algum pré-requisito (além da graduação) para participar da especialização. O  médico residente, por outro lado, não precisa desembolsar qualquer valor pela qualificação ofertada durante a residência.